Recebi isto da Juliana, recente amiga de todos os tempos:
 
Domingo foi um dia de sol..
 
Um dia de sol, que teve um brilho no asfalto…
Num elevado próximo ao centro foi realizado um manifesto sem ato, um grito de basta silencioso sob a cor verde. Foram 2183 mudas reunidas no asfalto simbolizando vidas que foram ceifadas no primeiro semestre do ano por aqui…
Este número não é real! Talvez este número seja dobrado, se contarmos outras vítimas da violência, como as do latrocínio ( furto seguido de morte- que entra em outra categoria, incrivelmente!)
Evento promovido pela ONG Visão Mundial em parceria com a Organização Mundial dos Direitos Humanos. Me chamaram para registar este evento e lá fui, com o coraçãozinho apertado, imaginando que cada muda tinha um rosto por trás, cada planta era uma história de vida que trazia tantas outras como os galhos das árvores. Estas vítimas (2183 pessoas) são 70% negros, pobres e menores de 22 anos! que lástima morrer aos 22 anos…tantos frutos estas árvores jovens poderiam ter.
Bem..ao final do manifesto, recolhemos as mudas e cada uma que passava por minhas mãos poderia ser um João, um José, uma Alice ou uma Cristiana…
 
Estas mudas serão plantadas, crescerão e deixarão a megalóple paulista com mais oxigênio.
 
OBRIGADA, abraços 

Juliana Cupini
artista visual e fotógrafa
www.julianacupini.com

Advertisements