Sou profesora de Inglês e Espanhol em duas escolas de línguas em São Paulo.  Amo lecionar.  Esse processo de conhecer cada um dos meus alunos, ganhar a confiança deles, ver como eles começam a gostar de uma língua que no passado talvez foi frustrante aprender, mostrar que não é um bicho de 7 cabeças e que sim, falar outras línguas abre as portas da percepção, nos deixa mais espertos, nos faz viajar sem ter que sair do lugar, nos coloca à frente dos acontecimentos e nos dá a possibilidade de conhecer histórias, pessoas, experiências…isso me faz um bem…

Sempre tento fazer com que esse processo seja o menos doloroso possível e faço questão de que os meus alunos riam muito durante a aula.  Rir relaxa o corpo.  Rir relaxa os músculos da face.  Rir relaxa o diafragma.  Rir relaxa o espíritu.  Rir relaxa, ponto!  Acredito que quando uma pessoa está relaxada, tudo flui melhor.  O corpo está mais disposto para aceitar o novo.  Talvez por isso, os meus alunos gostem das minhas aulas.  É uma espécie de terapia do riso e, por default, aprendizagem de uma língua.

Essa semana tive que dizer adeus para uma turma.  Não por não gostar deles. muito pelo contrário, adoro a turma!  Eles têm estado comigo por 2 anos, desde o “Verb To Be” até o “Past Perfect”.  Para quem já estudou inglês, sabe que esse é um longo caminho.  Estou tentando deixar as minhas aulas à noite, pois eu sou “an early riser” e as minhas aulas começam às 7.  So, I had to leave.   O mais bonito foram as demonstrações de carinho dos alunos, o agradecimento deles e as caras de tristeza.  “I can understand you! There is a  time in our life when we need to make choices.  I’m happy to know you’ll be at school, so we can meet sometimes!
I hope the other teacher IS so good, smart, competent as you are! ( Is this sentence correct?? The verb?? Rsrsr)  Tks for everything! We learned a lot with you.  We’ll miss you!!”, escreveu uma aluna.

As minhas lágrimas desceram pelo rosto, mas o coração ficou feliz.  Feliz de saber que o meu esforço, meu trabalho que faço com louca paixão é recompensado e respeitado.

Pelo que me toca, continuarei me preparando para ser melhor a cada dia, conhecer melhor a língua, passar para as pessoas da melhor maneira e fazer a diferença na vida deles.  Essa é a maravilha de lecionar.  Poder passar para as pessoas o conhecimento que vai mudar a sua vida a curto ou longo prazo.  Por enquanto, vou continuar me inspirando…

 

 

